FEITO À MÃO

postado por ClauRomar 05/06/2019 0 Comentários Moda,

O "feito à mão" é tudo aquilo que é produzido sem auxílio de maquinários.

 

 

Na década de 1990, tivemos o início de uma revolução comercial na moda que estimulou a produção, o consumo e o descarte rápido de produtos. A produção de grande quantidade de peças com tecidos de menor qualidade e, consequentemente preço inferior, aliado à exploração de mão-de-obra mais barata e, às vezes, até escrava, geravam produtos com preços baixíssimos que tinham como principal objetivo incentivar a compra de várias peças que durassem pouco, com um preço acessível para que, depois, mais peças fossem adquiridas. Esse movimento passou a ser conhecido como fast-fashion.

 

 

Esse modelo de negócio depende da eficiência em fornecimento e produção em termos de custo e tempo de comercialização dos produtos ao mercado.

 

 

 

 

A tendência do fast-fashion começou a gerar polêmicas pois, ao estimular o consumo de peças não tão duráveis, gera-se o aumento no descarte (lixo) e a busca sempre por melhores custos fez com que incentivasse o trabalho escravo.

 

 

 

 

As questões sustentáveis também foram levadas em consideração, já que a alta produção faz aumentar consideravelmente a emissão de carbono e de resíduos.

 

 

 

 

A preocupação com o impacto ambiental gerado pelo fast-fashion, fez com que surgisse um novo movimento: o slow-fashion. O slow-fashion preza a diversidade, prioriza a produção local e não mais a global, promove consciência sócio-ambiental, contribui para a valorização do produtor e do consumidor e mantém sua produção entre pequena e média escalas.

 

 

Juntamente ao slow-fashion, a valorização do produto feito à mão cresceu muito. Além do reconhecimento de tudo aquilo que é feito sem o auxílio de maquinários industriais, o feito à mão fez com que houvesse o resgate de tradições de trabalhos que estavam praticamente extintos. Aqueles objetos feitos por nossos avós ganharam novas roupagens e se tornaram produtos must have (que você tem que ter) porque também são praticamente exclusivas, pois uma peça nunca sai exatamente igual a outra.

 

 

        

 

 

A CUBOLAB também se preocupa com o nosso futuro e amamos e valorizamos o produto feito à mão. E você pode reconhecer esses produtos através do símbolo abaixo que aparece em todos os produtos que têm interferência manual.

 

 

 

 

Valorize você também o produto feito à mão!!!!

Deixe seu comentário