Trabalhar em casa parece ser uma grande vantagem - e certamente tem seus benefícios -, mas começar a trabalhar em casa pode ter alguns efeitos colaterais desagradáveis para seu trabalho e sua vida doméstica... Pense em diminuição da produtividade, maior número de horas de trabalho e menor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Felizmente, com as dicas corretas de como trabalhar em casa podem ajudá-lo a aproveitar ao máximo a volta do escritório para casa sem nenhuma desvantagem.


Esteja você trabalhando temporariamente em casa (obrigado, corona vírus), ou trabalha em uma dessas empresas que te deixam trabalhar em casa, ou escolheu um plano de carreira que te permitisse trabalhar em casa o tempo todo, aprender a ser mais produtivo em casa fará com que sua carreira deslanche e lhe fará mais feliz ao mesmo tempo. Não se trata apenas das ideias, dos móveis ou das cores corretas do escritório em casa... Algumas regras básicas e limites firmes o prepararão para o sucesso do home office.

 

Dicas para trabalhar em casa

 

1.     Veja se trabalhar em casa é ideal para você


Primeiro, você precisa descobrir se sua personalidade se presta ao trabalho remoto. Em certos casos - como durante a pandemia de coronavírus ou se você está sofrendo temporariamente de problemas de mobilidade devido a uma lesão - trabalhar em casa é a única opção, mas se você tiver a opção, dê uma olhada crítica no seu estilo de trabalho e comunicação antes de você se comprometer a trabalhar em casa.


Apesar dos holofotes atuais sobre nômades digitais e horários flexíveis, trabalhar em casa ainda não é para todos. Se você se “distrair” no bate-papo com a geladeira ou for tentado a perder tempo comprando online ou nas mídias sociais sem um olhar atento para prendê-lo no trabalho, provavelmente você não é o melhor candidato.

 

 

 

 

2.    Estabeleça regras básicas com sua família


Você pode pensar que trabalhar em casa significa que você não precisa mais pagar por cuidados com animais ou escolinha pros filhos, mas esse tipo de pensamento pode prejudicar seriamente sua produtividade.


"Não se iluda e pense que não precisa de uma babá para crianças pequenas se estiver trabalhando em casa", diz Maura Thomas, especialista em produtividade e autora de Work Without Walls. Crianças pequenas requerem nossa atenção. Por isso, deve-se ter alguém em casa com tempo para atendê-los.


Com crianças mais velhas, que conseguem entender melhor os limites enquanto você trabalha, basta um sinal para que eles saibam que você realmente não pode ser perturbado: uma porta fechada, uma placa que diz HARD WORK HAPPENING, ou um daqueles avisos que diz “retorno às 17:00”.


Pode ser difícil para as crianças lutar contra o desejo de interrompê-lo. Uma ideia é deixar um quadro à sua porta para que seus filhos possam escrever sobre o que precisam falar com você. Isso remove o ônus deles de serem lembrados mais tarde e permite que você saiba do que seus filhos precisam, para que você não seja pego de surpresa quando terminar o trabalho.


Com animais de estimação, defina um cronograma para caminhadas - digamos, a cada três horas, para que você possa esticar as pernas - e lute contra o desejo de se afastar do computador para brincar com eles. (Claro, se eles puderem ficar sentados no seu colo enquanto você trabalha, um amigo de home office pode ser legal.)

 

 

 

 

 

3.    Evite o sofá


Com o Wi-Fi, você pode trabalhar em qualquer lugar, até no sofá (ou na sua cama) - mas apenas porque você pode não significa que deveria. Determine uma sala, uma mesa ou qualquer outra área específica para que haja um limite mental entre trabalhar e relaxar.


Se você não possui um escritório em casa, descubra um espaço que tenha área de superfície suficiente para a natureza do seu trabalho e que não leve a esforços no pescoço e nas costas ao usar o computador. (A mesa da sala de jantar está bem.) Certifique-se de limpar seu trabalho no final do dia, sem pilhas de papéis por perto. Dessa forma, o trabalho não passará para o tempo da família.

 

 

 

 

4.    Vá em direção à luz


Trabalhe onde você se sentir mais energizado. Normalmente, isso fica na sala com a luz mais natural e a melhor vista. Alguns pontos parecem estagnados, e você quer estar em um espaço que lhe dê energia e fluxo positivos.

 

 

 

 

5.    Crie uma configuração ergonômica


Ter um arranjo ergonômico - significando eficiente e seguro - de sua cadeira, mesa, computador, teclado, mouse e telefone pode mantê-lo trabalhando de forma mais produtiva e evitar lesões repetitivas.

 

 

 

 

6.    Torne seu espaço convidativo


Depois de designar um espaço, mantenha-o organizado. Uma área de trabalho desorganizada pode levar a pensamentos desorganizados e, em casa, há distrações por toda parte. Uma pilha de roupas ou louças na pia subconscientemente o incomodará o dia inteiro. Então, ou mova o objeto de incômodo para outro lado ou sente de costas pra pia.


Você não quer que seu espaço o drene - você quer que ele o energize. Isso não significa que você precisa ser um trabalhador arrumado. Apenas organize os papéis em caixas para não ficar olhando para eles. Limite o material da sua mesa ou superfície de trabalho ao que você está trabalhando no momento e coloque algumas coisas que o inspiram, como uma obra de arte ou uma planta que traz vida ao seu espaço.

 

 

 

 

7.    Suprimentos


Não há como convocar a TI quando o computador entra em conflito, por isso, marque as páginas de solução de problemas e publique números para solicitar correções complicadas em sua área de trabalho. Enquanto você estiver nisso, monte seu próprio armário de suprimentos - uma prateleira ou uma caixa para carregadores, fones de ouvido etc. - para não ficar andando pela casa toda vez que precisar de algo.

 

 

 

 

8.    Planeje sua iluminação


A luz da sua cozinha pode não ser suficiente. A luz precisa ser difusa e as luminárias bem posicionadas para evitar criar reflexos na tela do computador, o que pode causar fadiga ocular. Tente incorporar camadas de luz de várias fontes, e não uma única fonte de luz, para reduzir a fadiga ocular.

 

 

 

 

9.    Defina uma agenda


Crie uma rotina estruturada, que ajude sua mente e corpo a se adaptarem ao novo ambiente de trabalho. A concentração pode sumir em menos de 20 minutos. Pra minimizar isso, existe uma regrinha básica: trabalhe por 20 minutos, relaxe por 20 segundos e, ao relaxar, olhe a 6 metros de distância para redefinir seu foco e atenção.


Se você costuma ficar acordado até tarde ou dormir demais, sair para dar uma volta no quarteirão de 15 a 20 minutos pode ajudar a sincronizar o relógio biológico para ficar alerta durante o horário de trabalho. Mas não é pra sair a toda hora!!! Uma vez por dia já está bom...Segundo especialistas, a luz solar ajuda a estimular a glândula pineal, que produz melatonina, um hormônio que ajuda a regular o ciclo sono-vigília.

 

 

 

 

10.    Limite seu horário


Uma das armadilhas de trabalhar em casa: trabalhar demais! Crie um cronograma definido de horas totais de trabalho que correspondem ao seu dia de trabalho típico. Quando você tem uma rotina, você se torna mais eficiente. Seus horários de início e de término - e intervalos - podem ser mais fluidos, mas sempre terminam em um horário designado.


"Quando não há um tempo limite específico, pode ser difícil para as pessoas se afastarem do trabalho", diz Katharine Zaleski, cofundadora e presidente da PowerToFly, uma plataforma de recrutamento de empregos remotos e tecnológicos para mulheres.

 

 

 

 

11.    Dê uma volta


Um passeio diário tira você dos chinelos de coelho e lhe dá um estado de espírito melhor. Designe um horário definido para passear todos os dias, para que você tenha mais chances de seguir a rotina. Se você tem animais de estimação ou filhos em casa, arraste-os junto. Vai ser bom para todos!

 

 

 

 

12.    Permaneça conectado


Tornar-se mais disciplinado e produtivo enquanto trabalha em casa não significa que você precisa ficar de fora. A cada quatro horas, mais ou menos, fale com alguém que esteja na casa...ou ligue para outra.
Se você estiver em casa, falar com os amigos durante os intervalos programados ou contatando colegas de trabalho do home office também ajuda a mudar a rotina e reforçar o foco. Mas lembre-se... São alguns minutinhos!!!!

 

 

 

 

13.    Mantenha-se profissional


Fazer tarefas, arquivar contas, preparar o jantar - assumir tarefas domésticas ao longo do dia pode consumir uma tonelada de tempo e prejudicar sua produtividade. Trabalhar em casa não significa que você deva trabalhar em sua casa e, só porque está em casa, não precisa se sentir responsável por fazer essas coisas ao longo do dia.


Se você estiver tentado a jogar colocar a roupa na lavadora enquanto estiver preenchendo os relatórios, trabalhe por 25 minutos e pare cinco minutos para fazer as tarefas domésticas. Mas só cinco minutos!!! Programe-se no seu calendário como faria com qualquer compromisso de trabalho. Dessa forma, você pode definir um cronômetro para lidar com algumas tarefas e voltar ao trabalho. Na mesma linha, trate as consultas médicas e outros compromissos como se você estivesse no trabalho: marque-os na primeira hora da manhã ou no final do dia.

 

 

 

 

14.    Siga um ritual de encerramento


O único benefício de um trajeto é que ele lhe dá tempo para mudar mentalmente de marcha do trabalho para a vida doméstica. Quando você tem apenas uma escada separando você, precisa de uma rotina de transição. Feche sua lista de tarefas, observando o que você fez e o que realizar amanhã. Então troque de roupa.


Nos comportamos de maneira diferente com base no que vestimos. Quando você trabalha em casa, deve vestir roupas de trabalho (não um terno, mas não calça de ioga). Depois que o trabalho estiver concluído, vista as roupas da casa. Seu corpo vai relaxar e saber que você está em um modo diferente.


Por fim, tenha um plano para o que você fará quando terminar o trabalho. Você só pode competir com o desejo de enviar mais um e-mail se tiver uma alternativa atraente, seja para uma caminhada, preparar o jantar ou brincar com seus filhos.

 

 

 

 

Viu?! Não é tão difícil, mas precisa ser regrado. Você vai ver como seu trabalho renderá e sobrará tempo pras coisas de casa.