Rústico sim...grosseiro jamais! Não é porque uma decoração tem estilo rústico que ela não é confortável e aconchegante... Pelo contrário...Esse é um estilo de decoração convidativo que nos traz calor e acolhimento. Conheça todos os estilos e veja em qual você se encaixa.

 

 

 

 

 

 

1. RÚSTICO

 

O estilo rústico é inspirado na natureza, usando elementos brutos e muitas vezes inacabados, incluindo madeira, pedra, couro, pelos, vime e cerâmica. É um estilo muito relacionado e inspirado na vida no campo, mas podemos recriá-lo em qualquer local e em qualquer tipo de habitação. As texturas e as imperfeições dos móveis rústicos nos remetem a uma atmosfera vintage e aconchegante. Seus elementos naturais, como mobiliários de madeira, fibras nativas e acabamentos expostos ou envelhecidos permitem criar ambientes despojados e elegantes, tudo na medida certa.

 

O estilo rústico é recheado de materiais puros, desses que você bate o olho e se imagina na floresta, na caverna, no rio. Aquece e conforta, te convida a entrar, é aconchegante.

 

A vida urbana e a correria do dia a dia também se refletem em nossa casa. O minimalismo, os objetos práticos e a funcionalidade certamente contribuem para tornar a rotina mais fácil. Porém, se você quer trazer um pouco da brisa e tranquilidade do campo para os espaços metropolitanos, o estilo rústico é a tendência de decoração ideal para a sua casa.

 

 

 

 

 

 

 

2. FAZENDA MODERNA

 

Embora seja contraditório ouvir os termos "moderno" e "fazenda" juntos, essa união de estilos de design é mais do que digna de notícia. Se calor, praticidade, funcionalidade, conforto e uma abordagem descontraída é o que você deseja, o estilo fazenda moderna é uma ótima opção a considerar. 

 

Pense nos elementos rústicos do campo atualizados para o momento com uma rica mistura de toques industriais, mínimos e escandinavos, para espaços únicos que tiram o máximo proveito de todas as características arquitetônicas - defeituosas ou não.

 

Originado de um novo entusiasmo por tudo o que é orgânico e fresco, por uma necessidade de se desconectar da realidade durante esses tempos inebriantes ou por um retorno geral ao tradicionalismo no mundo do design de interiores, o estilo fazenda moderna traz consigo um espírito descontraído, acolhedor e convidativo, sem uma pitada de pretensão e alcança um equilíbrio inebriante, combinando o conforto do estilo clássico e a funcionalidade do estilo moderno.

 

 

 

 

 

 

3. COLONIAL

 

Conforto e elegância são as palavras que regem o estilo colonial. Essa tendência presente na decoração até os dias de hoje surgiu com a junção dos estrangeiros com nativos, ao colonizar o Brasil. Como os europeus não abriam mão do conforto e sofisticação, as colônias carregaram essa premissa, que junto aos materiais nacionais e móveis rústicos transformaram o estilo colonial como conhecemos hoje. A madeira, o tecido e a cerâmica tornam a decoração dos ambientes num espaço único.

 

A principal característica do estilo colonial é a presença do rústico predominando o ambiente, desde mobílias a tons de cores e tecidos. As mobílias mais utilizadas são de madeira e aspecto antiquado, não necessariamente velhas, além de ferros na combinação.

 

O toque decorativo histórico também faz parte do ambiente, seja um quadro, um móvel herdado ou qualquer outro objeto rico em detalhes e história ligados a ele. Os móveis costumam ter design vitorianos, com detalhes rebuscados e detalhados.

 

Dos materiais mais comuns estão madeira, couro, tecidos macios, ferro, pedras duras e escuras, louças antigas, cerâmica, azulejo e afins. E da paleta de cores mais utilizadas temos a predominância de tons suaves, como tons terrosos e quentes, creme, branco e naturais como verde e azul.

 

Quanto à estrutura e arquitetura do ambiente, prevalece o amplo e iluminado naturalmente, onde grandes janelas, portas e entradas de luz são valorizadas, principalmente nas áreas sociais da casa.

 

 

 

 

 

 

4. COUNTRY

 

O estilo country, especificamente, está relacionado ao universo rural norte-americano. O nome “country” nasceu com os primeiros colonizadores dos Estados Unidos, que habitaram estados como Tenesse e Alabama. Caracterizado pela tranquilidade e simplicidade, esse modo de vida se espalhou para a música, que se tornou conhecida mundialmente.

 

Aqui no Brasil, podemos relacionar a moda country à dos cowboys e peões que vivem no interior de diversos estados. Assim como lá, o estilo da vida na “roça” também remete a um ritmo musical, o sertanejo. Deste modo, podemos relacionar tanto um como o outro para criar uma decoração de uma casa country. Preze por sofás aconchegantes, colchas quentinhas à disposição, iluminação amena, lareiras ou aquecedores, entre outros itens.

 

Os móveis em madeira estão sempre presentes nesse tipo de decoração, principalmente quando se trata de mobílias antigas e com pátinas. Sofás e almofadas em couro são super tendência no estilo country. 

 

Os tons terrosos como marrom, bege, areia e até o vinho são usados nas paredes, móveis e elementos têxteis. Peças em cobre e ferro envelhecido como uma chaleira dos tempos da vovó ou até mesmo um candelabro acobreado.

 

As estampas e objetos de animais fazem sucesso no estilo country. Elas podem fazer parte de almofadas, colchas, tapetes, etc. Esculturas e quadros também são super bem-vindos e dão ar sofisticado. 

 

 

 

 

 

E aí? Em qual deles você se encaixa?

A CUBOLAB tem peças para complementar todos os estilos rústicos. Veja algumas sugestões abaixo e navegue pelo nosso site para conhecer outras peças pra esse macro estilo...

Conheça também os outros estilos: